terça-feira, março 21, 2017

Piricocó

Somos todos tão humanistas, interessados no sofrimento dos outros que até enjoa. A teoria que muitos lêem não é praticada no dia-a-dia. A teoria que muitos lêem não está relacionada com o real sofrimento dos outros, mas achamos que está. Os estudos feitos são elaborados com perguntas onde se colocam umas cruzes.

O humanismo é ouvir os outros e tentar desenvolver projectos/leis que realmente vão encontro das necessidades dos interessados. Deixem-se de teorias e sejam mais práticos tendo por base as experiências dos outros.

sexta-feira, março 03, 2017

Tolerar é Preciso

Um autocarro cor-de-laranja passeou algumas horas pelas ruas de Madrid. Até aqui tudo normal não fosse conter na sua parte lateral a seguinte mensagem: “Os meninos têm um pénis e as meninas uma vulva. Não te deixes enganar. Se nasces homem, és homem. Se és mulher, continuarás a ser”. A iniciativa é dos ultra-católicos do Hazte Oir, a mensagem é considerada discriminatória e as reações são muitas.

Vivemos num mundo em que não pode haver pessoas com pensamentos diferentes dos da maioria da sociedade. Neste caso é evidente que a mensagem pode não ser a mais correcta, mas têm todo o direito de se expressar sem serem importunados ou mesmo vilipendiados.

Se os que são a favor da mudança de sexo podem fazer publicidade e explicar as suas razões porque razão os que são contra não o podem fazer?

Para reflectir fica um pensamento de John Locke, autor da Carta Sobre a Tolerância:

All mankind... being all equal and independent, no one ought to harm another in his life, health, liberty or possessions.

quinta-feira, março 02, 2017

Leitura Obrigatória

 
A biografia mais completa do maior ditador da História Mundial.
O acesso ao poder. A influência da I Guerra Mundial no pensamento de Hitler. Dever ser lida por todos, porque a todos interessa.

Filosofia para Principiantes

Este site é deverás interessante.

Apresenta os pensamentos dos mais diversos filósofos com uma leitura agradável e de uma maneira que de fácil entendimento.

Voltar a escrever


Durante a infância nunca fui muito apaixonado por livros, só queria futebol e mais futebol. À medida que foi crescendo, e já na fase adulta, fui-me apaixonando pelos livros e pela sensação que eles provocam.

Ler é um acto que normalmente se faz sozinho, mas que nos transporta para locais inimagináveis, dá-nos sensações que nunca imaginavamos ter, permite-nos desafiar o tempo e o espaço. Quer seja um romance ou um livro de história os sentimentos estão sempre lá. Umas vezes mais intensos outras vezes mais suaves.

De tanto ler, dá vontade de começar a escrever e a palmilhar o espaço e o tempo que um escritor pode ter. Os escritores inventam o tempo e o espaço. Um dia inventarei o meu tempo e o meu espaço.